sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Retrospecto do mês: Uma análise dos acontecimentos do mês de Novembro e seus antecedentes.




Graças damos ao Deus da vida que nos concedeu chegar até o fim deste mês para elevar um louvor agradável a sua misericórdia. Peçamos caros irmãos pelas almas dos fiéis que faleceram este mês e que não puderam estar conosco neste mês que termina hoje.


O Mês de Novembro tem uma particularidade, ele é dedicado aos fiéis defuntos. Todos os que morreram na graça de Deus Nosso Senhor, se encontram em via purgativa ou diante da face divina. O dia de finados é um dia também reflexivo, que nos recorda a maior de todas as certezas sobre a nossa vida: a morte. "Orai e vigiai pois não sabeis o dia e a hora"! Não sabemos o dia da morte, por isso o cristão deve estar sempre vigilante quanto seu estado de graça. Morrendo em pecado mortal, isso significa a morte eterna, e morrendo em estado de graça teremos a vida eterna.



Uma das minhas observações em relação de como se comportam as pessoas, se faz quando morre um parente ou um amigo. Nos velório observa-se que as pessoas perderam o costume de usar vestes comportadas e de luto. O que pode parecer uma observação fútil, na verdade demonstra que a nossa sociedade atual perdeu ricos valores como luto, solidariedade, respeito e sacralidade. A morte significa que nosso parente e amigo está diante do grande juiz que dará sua sentença eterna até o dia de sua ressurreição. O luto que representa nossa dor e nossas condolências diante do falecido, mostra que estamos ausentes para as alegrias terrenas ao ter uma perda insubstituível. As roupas não decotadas e de gênero menos esportivo, mostra que não estamos num clube, ou em um passeio, mas sim num local de respeito e de sacralidade. Lamentavelmente as pessoas perderam (nem todos), essas formas expressivas de dor e respeito que temos nesses momentos difíceis da vida.



O mês de novembro foi testemunha dos conflitos que andam incendiando a América Latina. As políticas ditatoriais de Hugo Chaves e Evo Morales tem provocado "tremores" na política dos países Sul-americanos. Ditaduras de cunho comunista e de esquerda tem causado danos irreparáveis ao continente católico. Afirmar que tais chefes de estados não são de extrema-esquerda é uma mentira sem sentido. Ambos se baseiam em ideais revolucionários e socialistas da política de esquerda. Muitos deles encontram adeptos no Brasil que inclusive já promovem seminários em favor do Venezuelano.



Enquanto isso a economia e política global caminha rumo à globalização. Muitos pensam o que um blog católico tem a ver com esse assunto? A resposta é simples: Tudo a ver! Isso porque a globalização implica com determinados assuntos que afetam de maneira particular os católicos. A globalização torna o mundo cada vez mais dependente de uma economia e forma de ação de mercado que não favorece a maioria da população, gerando mais miséria e desigualdades. A globalização destrói valores e princípios religiosos, morais e éticos em nome do lucro. Além disso destrói a particularidade de cada povo e nação em busca de uma sociedade que siga os valores determinados pela elite reinante. Uma verdadeira abominação que que visa escravizar as nações em nome do interesse de poderosos que não pensam no bem-estar coletivo, mas em seus interesses. Exemplo: A União Européia e sua constituição que não reconhece as raízes cristãs da Europa e nem a soberania de Deus.



Mais um Natal se aproxima, e com ele o apelo consumista que tirou o espirito de acolhimento, pobreza e humildade da festa para torná-la na festa do materialismo. Espero que os caros leitores lembrem-se que o Advento é um período de penitência e de vigilância. Deus está preste a voltar em sua glória. A primeira vinda do filho de Deus foi a da misericórdia, para chamar os que são seus, e a segunda vinda será da Ira, para julgar e ferir com ferro e fogo os que não aceitaram sua verdade. Peço orações de todos e a benção de Deus para que este Natal seja luz para iluminar os que estão nas trevas do erro e da apostasia.



Feliz Novo Ano Litúrgico!

Nenhum comentário: