segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Liturgia: A origem das Basílicas




As primeiras igrejas edificadas pelos cristãos e denominada Basílicas derivam de casas romanas e da basílica civil. Da casa romana imitam o atrium. Com efeito, eram precedidas de um pátio ou pórtico. Da basílica civil, adotavam a forma retangular, o telhado alto e as vasta dimensões. Mas o que diferencia da Basílica civil a basílica cristã, é que esta é recortada por naves paralelas, constituídas mediante pórticos interiores, enquanto aquela é uma simples sala retangular. As basílicas cristãs eram divididas em três partes principais: Vestíbulo, nave e abside.



A). Vestíbulo: A primeira parte da igreja era chamada de vestíbulo, pórtico ou narlex. O narlex exterior era destinado a separar a igreja do tumulto das movimentadas ruas de Roma. Servia de parada, para a primeira classe de penitentes, chamados "lugentes " ou "plangentes. No centro do pórtico ficava um reservatório baixo, com água, onde os fiéis limpavam as mãos e o rosto, antes de entrar no templo. O nartex interior era a parada da segunda classe de penitentes, chamados de ouvintes.



B). Nave: Do pórtico, três entradas permitiam o ingresso no interior da igreja: a do meio era destinada aos clérigos; as portas laterais eram para o povo, homens a direita e mulheres a esquerda.



C). Abside: Esta terceira parte chamava-se santuário, lugar sagrado, onde se realizava o divino sacrifício. Em redor do abside, ficava os assentos para os sacerdotes, e ao fundo o trono do bispo, que era no mais degrau mais elevado. Sentado neste trono, o bispo que presidia, via por cima do altar e dominava a assembléia. No centro da abside estava o altar encimado pelo ciborium. Dos dois lados do santuário, ou de um lado só, colocavam-se armários de madeira, mais ou menos artísticos, utilizados para guardar os objetos, paramentos sacerdotais, e as vezes até a Santíssima Eucaristia.




(Obs: No momento estamos sem a fontes bibliográficas, mas já estamos providenciando e em breve estará publicada no blog. Obrigado)

Nenhum comentário: