De São Nicolau, Bispo de Mira (Lícia) no século IV, temos um grande número de documentos, mas não é difícil distinguir as autênticas das numerosas lendas que giram entorno da figura tão popular neste mês natalino. São Nicolau é a origem do Papai Noel que hoje conhecemos através da mídia do mundo consumista. São Nicolau é conhecido na Alemanha como São Nikolaus e nos países de origem Anglo-saxônica como Santa Claus.
Sua grande devoção ganhou força popular, depois que suas relíquias roubadas pelos soldados de Bari foram trazidas a salvo e colocadas com grande honra e pompa na Catedral de Bari a 9 de Maio do ano de 1807.
Desde pequeno demonstrava uma profunda piedade e amor as coisas celestes. Sendo elevado a dignidade Episcopal por inspiração sobrenatural dos bispos reunidos no concílio, o Santo bispo teve que cuidar de seu rebanho. Destacou-se pela sua docilidade e generosidade.
Uma das histórias de generosidade que se conta é que um homem ao chegar ao extremo da pobreza, anunciara que suas três filhas virgens iriam vender o corpo para poder sobreviver. São Nicolau ao saber de notícia tão triste, colocara moedas de ouro na porta deste homem, as moedas foram suficientes para que o pobre homem resolvesse sua situação e conseguisse um bom partido para cada uma de suas filhas.
Sua popularidade para com as crianças se deve a um outro fato extraordinário. São Nicolau teria ressuscitado três meninos mortos por um açougueiro que iria fazê-los de tenros filés.
Conta-se que fora também invocado por marinheiros que enfrentavam uma terrível tormenta. Após as preces esta tormenta se acalmara. Essa história tão logo fora divulgada a todas as pessoas.
São Nicolau é exemplo de caridade que acolhe, socorre e se compadece dos sofrimentos alheios.
(Fonte: Um Santo para Cada dia - Ed. Paulus - Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini - 6ª Edição - 1996)
Nenhum comentário:
Postar um comentário