sábado, 8 de dezembro de 2007

08 DE DEZEMBRO, SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM (FESTA DE PRECEITO)




"Tota pulcra és! Toda sois formosa, Ó Maria, e em vós não há mácula original". Essa exclamação que a Santa Igreja coloca nos nossos lábios é bem o grito da humanidade inteira, que traz consigo, gravadas na sua carne, as conseqüências funestas do pecado diante da pureza imaculada de Maria a Mãe do Verbo de Deus. Maria traz consigo todas as graças de santidade e fez assim da sua alma, que ilibou do pecado, digna da morada do filho de Deus.


Esta redenção total que assim preservou a Virgem, desde a Conceição, da mancha das conseqüências do pecado de Adão, não deve separar-se da nossa própria redenção. A festa da Imaculada anuncia, no coração do Advento, os esplendores da Encarnação Redentora. A festa que hoje celebramos e que foi instituída por Pio IX, trata-se da confirmação do dogma, que conheceu vários precedentes. Já no século VIII se celebrava no Oriente a festa da Imaculada Conceição, que vamos encontrar no século IX na Irlanda e no século XI na Inglaterra.



Estas festas são o testemunho do culto tradicional da pureza tão desprezada e ridicularizada na sociedade mundana pós-revolução sexual dos anos 60. Tal devoção deve ser mais que propagada nos dias atuais, em que o pecado e a destruição de valores têm sido motivos de elogios e louvores dos homens "modernos".



"Ave Maria plena de graça o Senhor é contigo" (Lc 1,28) Um ser do mundo celestial saúda a plena de graça, que não reserva espaço algum para o pecado. Como um copo pleno, até a borda, que não tem como mais ser preenchido, já que está pleno. "Como se fará isso, pois não conheço homem?" (Lc 1,34) A sua pergunta a princípio não parece ter sentido. Como uma virgem desposada com um homem pergunta ao anjo como se fará a concepção de seu filho. Para uma virgem que não tem interesse pelas coisas do mundo, ela demonstra nessa pergunta que não tem interesse de perder sua virgindade, pois se o tivesse não faria tal pergunta.



Evangelho da Festa:



Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo:
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.



Tota Pulcra es, Maria, et mácula originalis non est in te.

Nenhum comentário: