segunda-feira, 30 de julho de 2007

Retrospecto do mês: uma análise sobre os acontecimentos do mês de Julho e antecedentes



gradecendo a Deus por mais um mês que se encerra, e desde já agradecendo pelo início de mais um mês. Nós damos graças a Deus Nosso Senhor pelo dom da vida e pedindo pelas almas do fiéis falecidos que não puderam terminar o mês entre nós.


O mês de julho de 2007 foi sem dúvida um mês marcado por altos e baixos. Isso se deve a grande alegria promovida pelo evento esportivo dos jogos pan-americano, contrastando com a miséria e a violências das favelas cariocas, e com as condições precárias dos hospitais e instituições do Estado. Uma "alegria" esta interrompida pela tragédia que ocorreu no dia 17 deste mesmo mês, com um dos aviões de grande porte da TAM. Tragédia esta que levou mais de 190 vítimas. No âmbito moral e religioso, que é o que realmente importa para nós cristãos católicos, o que até o presente momento podemos tomar como lição para os próximos meses do ano? Vejamos uma pequena reflexão elaborada pela equipe do blog. Começamos o mês de Julho com duas excelentes notícias no campo da fé. A primeira se trata da liberação da missa no rito Tradicional, e a segunda trata-se do documento em que a Igreja Católica reafirmou sua Autoridade de verdadeira Igreja de Cristo. Ambos geraram desagrados de grupos opositores a Fé e a verdade. Seria ingenuidade nossa achar que tais fatos não fossem gerar críticas, já que estamos em um mundo extremamente hostil ao cristianismo. Mas o que importa realmente é que os que realmente seguem a ortodoxia católica, comemoram esse grande ato de Autoridade do Sumo Pontífice. Ficamos felizes, pois, num mundo em que ser católico a cada dia torna-se mais difícil, pela hostilidade ocasionada pelo laicismo e pela divulgação de velhas e novas heresias, que tem levado o mundo a um verdadeiro caos.


No nosso Brasil é evidente que a moral esteja em baixa. A corrupção que atinge os poderes máximos da federação, são apenas um reflexo de uma sociedade que perdeu o sentido moral no seu dia-a-dia. "Manifestações culturais" como Funk e Forró tem cada vez mais apelado para a sensualidade e vulgaridade. Letras de Músicas de Funk são compostas para exaltar o que há de mais baixo e vulgar no ser humano, recebendo o consentimento dos pais dos adeptos a este estilo musical, que tem ganhado mais apoio por conta da mídia. Além de vulgaridade o funk tem exaltado a violência, o uso de entorpecentes e o crime organizado. É natural que algo tão baixo chegue a esse ponto de favorecer o ilícito. O Forró que é uma música tão tradicional e usada nas festas juninas tem ganhado "artistas" que valorizam a sensualidade contida em suas letras vulgares.


Festas de origem cristãs como o Natal e Páscoa tem perdido o sentido para se tornar uma festa materialista e sem sentido. Podemos observar estes fatos analisando o Natal atual, que supervaloriza a figura de Papai Noel que na verdade é um São Nicolau capitalista e mundanizado. A Páscoa foi transformada pelo comércio num festival fútil do chocolate. Sumamente importante é afirmar que se o brasileiro quiser ter condições de vida semelhante aos padrões de potências industriais, vai ter que entender muito que seu estilo de vida favorece a corrupção geradora de miséria e violência.


Como o destaque da mídia foram os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro, pagos pelo dinheiro do contribuinte, vamos nos abster destes fatos, para não ignorar as vítimas do pior acidente aéreo da história, que são mais vítimas do quadro de mediocridade que se tornou a vida neste país. Rezemos por estas vítimas para que suas almas descansem, e pedindo a Deus pelos nossos governantes. Rezar sim pelos nossos governantes, pois são eles os responsáveis pelo rumo e destino de mais de 180 milhões de brasileiros. Rezemos pela sua conversão e pedindo para que Deus Nosso Senhor os ilumine. Rezemos pelo povo brasileiro e que seu estilo de vida medíocre e sem conseqüências, mude para uma prudência, fé e caridade.


Entreguemos a proteção maternal de Nossa Senhora da Glória o mês que chega, que a Virgem da Glória ilumine nosso povo nos caminhos da verdade, que a Virgem da Assunção nos leve a ter uma vida coerente e longe da pornografia e da promiscuidade da vida atual. Que Nosso Senhor Transfigurado converta os pecadores, hereges e infiéis, e dê perseverança aos justos e alívio as almas do purgatório. Amém.

Nenhum comentário: