1º Espécies: Podem-se distinguir duas espécies de missa - Missa Maior e Missa rezada
Missa Maior será assim chamada por constar de cerimônias numerosas e durar mais tempo.
Dir-se-á: - 1. A missa solene, quando houver diácono e subdiácono a acolitar; - 2. Missa cantada, quando o padre celebrar sozinho, com os meninos do coro.
Nos primeiros séculos, diziam quase sempre Missa solene. Celebrava o Pontífice, rodeado pelos sacerdotes que celebravam conjuntamente e ajudado pelos demais ministros inferiores que exerciam as funções próprias da respectiva Ordem.
Missa rezada, é o nome da missa em que o padre não canta. No século VIII, é que se tornou geral o uso das missas rezadas mas não deixava de ser conhecido nos alvores do cristianismo. Acontecia que os apóstolos e seus sucessores celebravam, sem aparato de solenidade, os santos mistérios, ora em residência particulares, ora nas masmorras e nos cemitérios, e não só de motivo de força maior, mas também por simples devoção. Falta qualquer base histórica na acusação dos protestantes, dizendo que a missa rezada é invenção da Igreja, contrariando a primitiva instituição. Neste compêndio, é o estudo da Missa solene que se faz, porque é mais complexo abrangendo o mais simples.
Divisão da Missa: A missa consta de seis partes principais que são: - a) preparação para o sacrifício; b)instrução; c) oblação; d)cânon; e) comunhão, e f) ação de graças.
Nos primórdios do cristianismo era outra a divisão da missa. O começo era até o ofertório. Abrangia a preparação e a instrução e tinha o nome de missa dos catecúmenos. É porque os catecúmenos, com os judeus e os pagãos, a 2ª classe e a 3ª classe dos penitentes, quer dizer os ouvintes e os prostrados, podiam assistir até à instrução, sendo então despedidos pelo diácono. A segunda parte era o sacrifício eucarístico propriamente dito. Era a missa dos fiéis porque só eles, com os penitentes de 4ª classe ou consistentes, podiam assistir. Entende-se que estes usos desapareceriam quando desaparecesse o próprio catecumenato e a penitência pública. Todavia, permaneceu o caráter especial de cada parte. Na primeira, sucedem-se leituras dos livros Santos, cânticos de salmos e pregações referentes a estes textos. O papel principal é dos fiéis e dos ministros inferiores. A segunda parte diz respeito exclusivamente do sacrifício, e é quase só do padre.
Na próxima semana iniciaremos um estudo da missa parte por parte.
3 comentários:
Olá Pedro!
Passei para lhe desejar uma semana iluminada, e dizer o quanto é bom ler seu blog.
Grande abraço!
Rô!
Tenha uma semana abençoada, na paz e no amor de Deus Nosso Senhor e no amor do imaculado Coração de Maria.
Paz e bem!!
Postar um comentário