sábado, 19 de janeiro de 2008

Tríduo em Honra de São Sebastião (Padroeiro do Rio de Janeiro)




São Sebastião do Rio de Janeiro é a cidade que nasceu sob a proteção deste glorioso Santo. A descoberta da cidade do Rio de Janeiro se deu em 1º de Janeiro de 1502 pelo explorador português Gaspar Lemos que ao se deparar com a Baia de Guanabara batizou a cidade com o nome de Rio de Janeiro, já que naquela época não existia uma distinção de nomenclatura para "Baia" e "rio".


Os franceses protestantes tomaram a cidade dos portugueses em 1555 e foram expulsos em 1565 por Mém de Sá.




Os franceses Calvinistas tinham a cidade sobre o seu comando, mas a esquadrilha de Mém de Sá sendo menos numerosa que a dos franceses e dos índios Tamoios conseguiu reconquistar a cidade. Conta-se relatos da época que uma das embarcações dos franceses tinha explodido de repente, quando apareceu um soldado que lutara em favor dos portugueses e que teria os ajudado a vencer esta batalha.




Os índios fugiram apavorados pensando ser uma divindade ou entidade que estava ao lado dos portugueses. Os portugueses afirmavam que os traços do soldado assemelhava-se a São Sebastião.




Peçamos a São Sebastião padroeiro da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro que ajude nossa cidade contra a violência, a corrupção, as drogas, a libertinagem e contra as heresias que destrói o autêntico cristianismo pregado pela Igreja.




Oremos:
Olhai, Senhor, para a nossa fraqueza esmagada sob o peso de nossas culpas e socorrei-nos com o glorioso auxílio do vosso mártir Sebastião. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai-Nosso - Ave-Maria - Glória ao Pai...
São Sebastião Rogai por nós!

Nenhum comentário: