sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Tríduo em Honra de São Sebastião (Padroeiro do Rio de Janeiro)



São Sebastião, foi militar, de rígida têmpera, aprimorada formação, tinha caráter forte, varonil. Distinguia-se pela coragem e fortaleza de ânimo com que servia à autoridade imperial.



O imperador ao descobrir que um de seus mais leais servos era cristão, se enfureceu e deu ordem de prisão e morte ao santo. São Sebastião fora amarrado a uma árvore de laranjeira e conforme a ordem do imperador, foi flechado em pontos não vitais de seu corpo por flechas envenenadas para que sua morte fosse lenta e dolorosa.



São Sebastião aceitou o martírio firme na fé. Seu corpo fora jogado as margens de um Rio. Uma cristã nobre de nome Irene, encontrou-o para fazer os enterros solenes, digno de um mártir. Irene percebeu que Sebastião estava vivo e levou às pressas para lhe prestar socorro.



São Sebastião logo se recuperou e foi até ao imperador para testemunhar sua fé contra os ídolos do império Romano. O imperador surpreso ao vê-lo novamente, manda-o logo em seguida ser morto a pauladas pelos soldados. São Sebastião foi morto a golpes de pauladas até a morte. Seu sangue derramado foi testemunho da sua coragem, fé e apostolado.



Peçamos a intercessão deste grandioso mártir para que Deus Nosso Senhor nos dê o dom da coragem e do apostolado contra a frieza e a covardia do mundo contemporâneo.



Oremos:
Olhai, Senhor, para a nossa fraqueza esmagada sob o peso de nossas culpas e socorrei-nos com o glorioso auxílio do vosso mártir Sebastião. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso filho na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai-Nosso - Ave-Maria - Glória ao Pai...
São Sebastião Rogai por nós!

Nenhum comentário: