quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Retrospecto do Mês: Uma análise dos acontecimentos do mês de Janeiro e antecedentes




O primeiro mês do ano termina hoje e assim caminhamos para o mês de fevereiro. Rendamos graças a Deus pelo mês que está terminando e peçamos os dons divinos para o novo mês que aproxima. Peçamos a Deus pelas almas dos fiéis defuntos que não puderam nos acompanhar no findar deste mês.



O mês de Janeiro é dedicado pela Igreja a Sagrada Família e a Epifania do Senhor. A Sagrada família, modelo de família católica, deve servir-nos de exemplo na formação de uma família cristã, aos moldes dos mandamentos divinos. A Festa da Epifania que nós celebramos durante o mês de Janeiro, celebra a seu modo a manifestação de Deus na história da humanidade. Deus se fez carne e entrou na história humana para promover a salvação das almas perdidas pelo pecado desde sua origem. As manifestações do Verbo de Deus vão além da Aparição da Estrela em Belém (6 de Janeiro), como também as bodas de Cana e o Santo Batismo(13 de Janeiro). A festa da Epifania então é uma festa que se estende do Natal até a Septuagésima.



No mês de janeiro também temos a presença de gloriosos santos e mártires. São Sebastião o Patrono do Rio de Janeiro e São Paulo, o padroeiro da capital paulistana. Temos também São João Bosco e a festa da Cátedra de São Pedro em Roma. Não é possível falar de todos os grandes personagens da vida cristã deste mês, por isso vamos nos ater aos mais celebrados.



No mês de Janeiro deste ano observamos vários fatos que nos acompanharão numa reflexão profunda ao longo do ano. A china, mesmo sendo um país comunista, declarou guerra a pornografia e a imoralidade. A justificativa para tal combate não se trata de questões religiosas, mas de uma posição formal do partido comunista contra "o abuso do poder pela volúpia". Uma forma de combater a corrupção através da promiscuidade de seus funcionários e líderes. O Rio começou o ano da mesma forma que vive durante o ano inteiro em ataques de balas perdidas e assaltos. A festa da comemoração da fundação da cidade de São Paulo foi a base de violência promovida por um morador de rua durante a missa da Conversão de São Paulo na Catedral da Sé. Um padre italiano se negou interromper a missa após notar que um dos féis estava morto e por isso foi duramente perseguido e massacrado pela imprensa sensacionalista. E qual será o motivo de tanto estardalhaço as portas do carnaval, no qual o Arcebispo de Recife prometeu excomungar quem tomasse a pílula do dia seguinte? A mídia gosta de promover a orgia do carnaval, por motivos comerciais. Neste mundo tudo é promovido e justificado pelo dinheiro e não mais pelas leis de Deus.



Os objetivos das sociedades ao longo dos anos são diferentes, e isso é óbvio. No tempo de nossos avós ser feliz é conquistar o céu e ser fiel a Nosso Senhor tendo uma família constituída na graça de Deus. Hoje o objetivo é ter dinheiro e se afogar em drogas quando a situação se tornar insustentável e de difícil solução.


Espero que o caro leitor reflita agora neste mês que está para iniciar nos rumos que a sociedade está tomando. Tenhamos em nossas mentes que não é este o modo de vida que desejamos para nós e nossos filhos. Tenha um santo mês de fevereiro na paz e no amor de Deus Nosso Senhor.



Nenhum comentário: