quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Novena em honra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida: 1º Dia, início da novena




Hoje iniciamos a Novena em honra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira e Rainha do Brasil. Iremos interromper a série de postagens para privilegiar o culto da Vigem Mãe que sofre o ataque infame dos hereges e infiéis. Peçamos nesta novena pelo Brasil, pelos nossos governantes, pelo clero da Igreja, pela conversão dos pecadores, ateus e hereges, pela perseverança dos justos, pelas almas do purgatório e pelas nossas intenções em particular.



A história da padroeira começa com a vinda do novo governador de São Paulo e Minas, o Conde de Assumar, e coube à Câmara de Guaratinguetá recebe-lo e dar lhe hospedagem com um banquete típico, no qual incluía peixes da região.



O ano é 1717 e apesar das dificuldades que os pescadores enfrentam, eles assumem a tarefa de providenciar os peixes para o banquete de recepção do governador. Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso são os bravos pescadores que se incumbiram desta missão. Trabalharam durante a noite e a madrugada para conseguir seu feito navegando ao longo de todo o rio Paraíba. Desanimados pela falta êxito na sua missão decidem jogar as redes pela última vez, lançando-a junto ao rio Iguaçu. Percebendo-se que havia algo pesado na rede, trataram-se de recolhe-la o mais rápido para ver o que haviam pescado. Acontecendo algo de inesperado, eles encontram em suas redes um corpo de uma estatueta de barro cozido sem a cabeça. Lançando mais uma vez a rede na esperança de encontrar algo a mais, encontraram a cabeça da imagem que logo fora identificada como sendo da veneranda Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Conceição. Acreditando que algo de divino e misterioso se passava, lançaram a rede para ver se sua fé lhe dava mais um sinal, e assim que lançaram a rede estava tão pesada de peixes que tiveram que voltar para o leito do rio.



Não foi muito difícil para aqueles homens simples entenderem que o que havia de acontecido tratava-se de um milagre operado pela mediação da Virgem Santíssima.



Oração: Senhor, sabemos que não abandoneis os vossos filhos que com fé e confiança pedem algo, conforme Jesus disse: "Pedi e recebereis! Procurais e encontrareis! Concedei-nos a graça que pedimos nesta novena que se inicia (fazer o pedido). Desde que seja de acordo com a sua vontade e pela salvação da minha alma. Amém.



Pai-nosso; Ave-Maria; Glória-ao-Pai.
Consagração a Nossa Senhora Aparecida:
Ó Maria Santíssima, que em vossa Imagem milagrosa de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos servos, mas desejando participar dos benefícios da vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis. Consagro-vos a língua, para que sempre vos louve e propague a vossa devoção. Consagro-vos o coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-nos, ó Rainha incomparável, no ditoso número dos vossos servos. Acolhei-nos debaixo da vossa proteção. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora da nossa morte. Abençoai-nos, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-nos em nossa fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possamos louvar-vos, amar-vos e render-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Nenhum comentário: