sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Novena das almas do purgatório: 3º dia

Que é nossa vida? Assemelha-se a um tênue vapor que o ar dispersa e desaparece completamente. Todos sabemos que temos de morrer. Muitos, porém, se iludem, imaginando a morte tão afastada que jamais houvesse de chegar. Jó, entretanto, nos adverte que a vida humana é breve: "O homem, vivendo breve tempo, brota como flor e murcha." Foi esta mesma verdade que Isaías anunciou por ordem do Senhor: "Clama ao qual toda carne é erva... verdadeira erva é o povo; seca a erva e cai a flor (Is 40,6-7). A vida humana é pois, semelhante a esta planta. Chega a morte, seca a erva; acaba a vida e murcha cai a flor das grandezas e dos bens terrenos.


Preparação para a Morte - Santo Afonso Maria de Ligório



Oração: Ó Senhor meu Jesus Cristo, por aquela amargura que por mim, miserável pecador, sofreste na cruz, principalmente na hora em que vossa alma nobilíssima saiu de vosso bendito corpo, eu vos rogo que tenhais misericórdia de minha alma, quando sair deste corpo maculado de pecados, e que a leveis para gozar da eterna alegria. Amém.



Pai-Nosso; Ave-maria; Glória-ao-Pai...


Para a Intercessão de São Gregório Papa:


Ó meu Senhor e Deus, Jesus Cristo, que admirávelmente revelastes o mistério de vossa Santíssima Paixão ao vosso bem-aventurado servo São Gregório: peço-vos que a este miserável pecador concedais alcançar aquela perfeita remissão de pecados, que o mesmo vosso venerável pontífice, com abundante autoridade apostólica, liberalmente concedeu a todos que verdadeiramente se arrependessem e meditassem o progresso de vossa admirável paixão. Que vives e reinas por todos os séculos dos séculos. Amém.


Estas orações de São Gregório e Pai-nossos e Ave-marias que tenho rezado, ofereço-vos aos sagrados merecimentos da paixão e morte de meu Senhor, a quem peço mas que receba em desconto e satisfação de minhas culpas e pecados, confirmando o que São Gregório e outros pontífices tem concedido a quem as rezar diante da imagem do mesmo Senhor: e de tudo quanto ganho e minha vontade que Deus Nosso Senhor aplique o que for servido para tirar do purgatório a alma que seja mais que minha obrigação de seu santo serviço, bem e glória. Amém.

Nenhum comentário: