domingo, 23 de setembro de 2007

4º FEIRA DAS QUATRO TÊMPORAS DE SETEMBRO

As quatro têmporas tratam-se, de tempos litúrgicos aos quais a Igreja dedica a penitência, a oração e a esmola. Provavelmente relacionada ao trabalho dos homens no campos, que tinham suas vidas mudadas de acordo com as Estações do Ano. Acredita-se que teriam surgido com a cristianização da Europa pagã por volta dos séculos III e IV. O Papa Gregório fixou as Têmporas da seguinte forma:




  • 3ª Semana do Advento (Têmporas do Advento)


  • 1ª Semana da quaresma (Têmporas da Quaresma)


  • Semana de Pentecostes (Têmporas de Pentecostes)


  • Semana do 17º Domingo depois de Pentecostes (Têmporas de Setembro)
Para termos uma noção mais simplificada sobre as têmporas, seria basicamente uma miniquaresma durante quatro vezes ao ano. Nesse período dedicamos nossas práticas de piedade pedindo perdão pelos pecados cometidos e em ação de graças pelos dons concedidos por ele a nós.






O profeta Amós tinha anunciado a destruição de Jerusalém e a sua próxima reedificação. Com efeito Nenemias reconduziu as tribos de babilônia e fez reconstruir a cidade. Quando acabaram os trabalhos, reuniu todo o povo no primeiro dia do sétimo mês e disse-lhes: Este é o dia do Senhor. Não vos contristeis, pois, porque a alegria do Senhor é a nossa fortaleza. A quarta-feira das têmporas de Setembro, que era outrora o sétimo mês do ano, recorda-nos o faustoso acontecimento da restauração de Jerusalém, na volta do cativeiro, que é a figura da nossa reconstrução em Deus por Jesus Cristo. E este júbilo de resgate anda unido com o recolhimento e a penitência com a cor roxa dos paramentos o denuncia. A Igreja hoje nos convida ao jejum e a oração para dominarmos por este meio o espírito da impureza e encontrarmos a misericórdia divina o remédio para as nossas faltas.







Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Nenhum comentário: