terça-feira, 20 de maio de 2008

Semana Eucarística: "Pureza da alma para poder Comungar"


Que dizer da grande pureza de alma com que os Santos iam receber o pão dos Anjos? Sabemos que eles eram nisso de uma delicadeza verdadeiramente angelical.

Sabedores de sua própria miséria, eles procuravam apresentar-se a Jesus "santos e imaculados" (Ef 1,4), repetindo com o publicano: "Ó Deus, tende piedade de mim, que sou pecador" (Lc 18,13), e recorrendo, sem perda de tempo, ao Sacramento da Santa Confissão.

"Aproximai-vos da Sagrada Mesa - dizia São João Batista de Salle - com as mesmas disposições que quereríeis ter para entrar no céu. Pois não se há de ter um respeito menor para receber a Jesus Cristo, do que para ser recebidos por ele".

Quando a São Jerônimo foi levado o Santo Viático, no fim de sua vida, o Santo foi visto prostrar-se por terra em adoração, e ouviu-se como ele repetia, com profunda humildade, as palavras de Santa Isabel e as de São Pedro: "De onde me virá esta graça de estar vindo a mim o meu Senhor? Afasta-te de mim, que sou homem pecador" (Lc 1,43; 5, 8). E quantas vezes a angélica e seráfica Santa Gema foi tentada a não ir comungar, julgando-se nada menos que um vil "chiqueiro".


(Fonte: Jesus nosso amor eucarístico - Pe. Estevão M. Manelli - Ed. Fátima e você - 1988)

Nenhum comentário: