segunda-feira, 12 de maio de 2008

Liturgia: Benção do Santíssimo








Dá-se o nome de Bênção do Santíssimo a uma função religiosa, instituída para honrar Nosso Senhor Jesus Cristo, presente na Eucaristia. Realiza-se as vezes, nos domingos e festas, no fim da missa. Geralmente durante o período da tarde.





Espécies: A cerimônia da Bênção do Santíssimo Sacramento faz-se de duas maneiras: com o ostensório ou com o cibório que contém as santas espécies. A primeira maneira consiste em colocar o ostensório quer sobre o tabernáculo, em cima de um dossel ou baldaquino, quer no meio do altar, sobre um pequeno estrado ou pedestal, chamado de trono. Este modo de exposição é mais solene. O que regula também as solenidades da Bênção do Santíssimo são também os adornos do altar e a quantidade maior e menor de luzes expostas. Para qualquer Bênção solene do Santíssimo, requerem-se pelo menos seis velas acesas. A segunda maneira é menos imponente. Coloca-se no altar o cibório, ou até se deixar o tabernáculo cuja a porta esteja aberta.





Seja qual for o rito usado, o fim é sempre o mesmo: estimular e acendrar a devoção dos fiéis para com a Santíssima Eucaristia e derramar neles, pela bênção da despedida, torres de graças. Logo, não admira que a Igreja tenha promovido, com grande empenho, este ato de culto católico.





Composições: A Bênção do Santíssimo, segundo o uso atual, entra geralmente um molete à Eucaristia (O salutaris Hóstia, Ave verum), diversos cânticos em louvor de Jesus Sacramentado, de Nossa Senhora, dos Santos e o Tantum Ergo. Todavia, deve-se notare que a parte litúrgica, rigorosamente exigida pela Igreja e formando a essência da Bênção, consta unicamente do Tantum Ergo, do Genitori, do versículo Panem de Coelo com o respectivo responso e da oração Deus qui nobis, precedentes a Benção do Santíssimo.





Para a Bênção do Santíssimo, o celebrante veste sobrepeliz, estola e capa. Por duas vezes, após a exposição e no Genitori, incensa-se o Santíssimo Sacramento. É sinal de honra e adoração, tributada a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Hóstia consagrada.





Fonte: Doutrina Católica - Manual de instrução religiosa para uso dos Ginásios, Colégios e Catequistas voluntários - Curso Superior - Terceira parte - Meios de Santificação - Liturgia - Livraria Francisco Alves - Editora Paulo de Azevedo Ltda - São Paulo; Rio de Janeiro; e Belo Horizonte - 1927

Nenhum comentário: