segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

São Matias, Apóstolo




A Epístola da Missa refere-nos o episódio da eleição de São Matias, tal como os atos no-la conservam. Lá se insiste no duplo fato que, discípulo de Cristo, fora testemunha de quanto o Mestre disse e fez e de que Deus o designou em sortes para se juntar aos Apóstolos em vez de Judas, o traidor. Preparado assim e inculbido por Deus do mandato de pregar e confirmar como o seu testemunho os segredos que o Pai revelara ao mundo por meio de seu Filho. São Matias é venerado pela Igreja em pé de igualdade com os doze Apóstolos, cuja a voz havia de soar por toda a terra através dos tempos. Tem-se geralmente como certo que pregasse na Etiópia e que aí sofresse o martírio.

Evangelho da Festa do Apóstolo:

Sequentia Sancti + Evangelli secundum Mathaeum.


in illo tempore respondens Jesus dixit confiteor tibi Pater Domine cæli et terræ quia abscondisti hæc a sapientibus et prudentibus et revelasti ea parvulis
ita Pater quoniam sic fuit placitum ante te
omnia mihi tradita sunt a Patre meo et nemo novit Filium nisi Pater neque Patrem quis novit nisi Filius et cui voluerit Filius revelare
venite ad me omnes qui laboratis et onerati estis et ego reficiam vos
tollite jugum meum super vos et discite a me quia mitis sum et humilis corde et invenietis requiem animabus vestris

Vernáculo:

Continuação do Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo:
Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.
Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.
Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.
Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Nenhum comentário: