sábado, 5 de maio de 2007

Ave Gratia Plena: A devoção a Santa mãe de Deus Maria Santíssima










A partir de deste mês de Maio iremos ter um novo módulo em nosso blog dedicado a Virgem Santíssima. Uma série de postagens para esclarecer dúvidas sobre a devoção a grande Mãe de Deus. Iremos abordar temas de ordem a esclarecer sobre a devoção a Nossa Senhora que muita das vezes gera confusões causadas pelos ataques de ódio dos hereges.


O culto prestado pela Igreja Católica a Nosso Senhor é o culto de latria, ou seja de adoração a Deus. A Virgem Maria e aos demais santos são prestados culto de dulia, ou seja, veneração que também pode ser entendido como profundo respeito e honra.

Na teologia chamamos o culto prestado a Nossa Senhora de hiperdulia, que significa uma grande veneração já que se trata da Mãe de Nosso Senhor que como o próprio Senhor disse, ser bem-aventurada por que acreditou e se fez cumprir a palavra de Deus, mais do que pelo fato de ter gerado o filho de Deus em seu ventre virginal.


Os antigos mártires desde sua origem recebiam dos cristãos o culto de dulia, com visita a túmulos, orações e celebrações em honra de sua memória. A Virgem santíssima recebe culto de veneração pelos cristãos desde a origem do cristianismo. Por tanto é falso afirmar que a Virgem Maria teria substituído o culto de uma deusa mãe do império romano e mais falso ainda dizer que o culto a Virgem Maria oculta ou ocupa o lugar do culto de latria atribuído somente a Deus. Maria sempre foi tida como intercessora já que está na glória de Deus. O fato de os hereges afirmarem que Maria não pode interceder pois está dormindo, trata-se de uma péssima interpretação dos textos sagrados em que o divino mestre afirma que os mortos não teriam morrido mas estavam em estado de dormência.Esta afirmação do Mestre refere-se ao fato de que na visão cristã a morte não é o fim último do homem já que todos terão de que ressuscitar e serem jugados para sim terem seu fim último estabelecido pela justiça divina. Mas lembremo-nos de que os mortos após a morte antes do juízo final terão um destino em suas almas (o juízo particular), os bons para o céu e os maus para o inferno, doutrina esta que o próprio Cristo revela na parábola do rico e o Lázaro.

Peçamos caríssimos a intercessão da Virgem contra todas as falsas verdades que vem a este mundo por obra do maligno para confundir as mentes dos fiéis. Que Deus Nosso Senhor destrua todas as organizações e instituições que são criadas por iniciativa do demônio, utilizando homens de pouca fé para perderem as almas.


Nenhum comentário: