quinta-feira, 3 de maio de 2007

Pesquisa a FGV aponta pela primeira que o número de católicos parou de cair no Brasil.




Pela primeira vez uma pesquisa aponta que o número de católicos parou de cair nos últimos anos. Desde a primeira pesquisa, era observado que o número de católicos vinha diminuindo nas últimas décadas. Esta pesquisa também revela outras informações como por exemplo a porcentagem dos brasileiros que contribui com o dízimo e a queda dos que se consideram sem religião.
A pesquisa aponta que as religiões protestantes de origem pentecostal continuam a crescer, mas aponta que o número de católicos, que estavam em queda acelerada, veio a se estabilizar. Muitos apontam essa estabilização, se devem às mudanças ocorrida na Igreja neste final de século e nos trabalhos sociais desenvolvidos pela própria Igreja. Nesta pesquisa também são observados dados curiosos sobre outras religiões de origem oriental, em que se verifica que o número de adeptos são geralmente pessoas de renda superior a 5 mil reais. A pesquisa aponta que o Brasil hoje tem uma porcentagem de 73,64% da população de católicos, o que em 1890 era de 99,72%. O crescimento das religiões protestantes pentecostais se deu em grande escala na década de 90 onde eles passaram de 9% para 16,2% da população.
Diante deste quadro verificamos um sinal de esperança para o Brasil que se encontra em crise moral e religiosa. Milhares de fiéis são arrastados para as religiões evangélicas com promessas de melhorias nas condições financeiras (como se Nosso Senhor tivesse prometido felicidade nesta terra e riqueza material). Temos que elevar orações a Deus para que nosso Brasil volte a ser um país verdadeiramente católico como era há meio século. Diante dos ataques heréticos, de movimentos de esquerda e um governo laico que costuma desafiar as leis de Deus e da Igreja há muita coisa se fazer ainda.
Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil, rogai por nós!!!


Para maiores informações: http://www4.fgv.br/cps/simulador/site_religioes2/

Nenhum comentário: