sábado, 12 de abril de 2008

Contra-Reforma: O Espírito de contra-reforma (Postado em 23/02/2008)

Hoje iniciamos uma série de postagens que terá por objetivo desmascarar os erros da heresia que a cada dia ganha espaço no Brasil. O Brasil é considerado o país com o maior número de pessoas que se declaram católicos. Nasceu com as bênçãos da Igreja em 1500, e até a presente data, continua com um número expressivo de católicos. Os ataques furiosos dos hereges, que em sua maioria de proveniência protestante pentecostal, tem levado muitos fiéis da Igreja de Cristo a caírem no erro da heresia e da blasfêmia.



Começaremos nossas postagem com uma fascinante viajem pela história, para conhecermos as heresias que surgiram no início do cristianismo e que até hoje influência muitos. Iremos comparar as heresias do passado com as dos presente, e assim veremos que estas não são muito diferentes. Faremos uma análise desses erros, tanto no que diz respeito a doutrina quanto no que diz respeito a moral e a ética.




Destruiremos o mito da inquisição sanguinária e cruel criada pelos historiadores que seguem o pensamento materialista de Marx. Chegaremos a uma conclusão referente as grandes Cruzadas que foram promovidas pelos cristão para salvar os fiéis perseguidos pelos muçulmanos e a devolução da terra santa dos cristãos.




Na primeira postagem vamos nos ater sobre o espírito de contra-reforma.




A contra-reforma foi a resposta dada pela Igreja contra a pseudo-reforma de Lutero no século XVI, que se separou da Igreja por meio da rebeldia e do pecado. Lutero chamou seu movimento de "reforma", sendo que, de reforma não tivera nada, a não ser a destruição dos verdadeiros ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo confiados a sua única Igreja. Lutero não entendera muitos dos dogmas da Igreja e muito menos tivera uma boa instrução religiosa para exercer a teologia, sendo fraco nas disciplinas e na piedade.




O Espírito de Contra-reforma fora inaugurado pelo Concílio de Trento no século XVI e durou oficialmente até o Concílio Vaticano II nos anos 60 do Século XX. Uma das observações que se pode notar da tentativa de se encerrar a Contra-reforma foi a doutrina permissiva do Ecumenismo, que fora condenada por Papas anteriores ao mesmo.



Não devemos deixar que o verdadeiro espírito de Contra-reforma, seja dissolvido mediante a tantos erros e perversidades que se encontra o mundo atual. Devemos proclamar e exaltar a verdade sem medo dos manifestos e protestos dos hereges, para que assim possamos dizer com o salmista: "É que o zelo de vossa casa me consumiu, e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim"(Sal 68, 10).


Divisão do Módulo:

História Eclesiástica: História das Heresias - I Parte

Liberalismo e Apostasia - II Parte

Concílio Vaticano II - III Parte

A Contra-reforma no mundo Moderno - Parte Final

No próximo sábado iremos iniciar o primeiro módulo no qual iremos estudar a história das heresias. A aula inaugural será sobre o significado da palavra heresia.

Nenhum comentário: