quarta-feira, 13 de junho de 2007

13 de Junho: Santo Antônio de Padua e Lisboa





Antônio, cujo o nome de registro é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195. Entrou aos 15 anos no colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho. Em apenas nove meses se aprofundou tanto nos estudos das sagradas escrituras que mais tarde foi chamado por São Gregório IX "arca do testamento".


Fernando ao admirar a determinação e a coragem dos mártires franciscanos que derramara o próprio sangue em terras africanas, decide entrar na ordem dos frades mendicantes de Coimbra, com o nome de Antônio Olivares.


Durante viagem para o Marrocos, onde pode ficar apenas por alguns dias por causa de sua hidropisia, um acidente arrastou sua embarcação para as costas da Sicília. Morou alguns meses em Messina, no convento dos franciscanos, cujo pior o levou consigo a Assis para o Capítulo geral. Aqui Antônio conheceu pessoalmente a São Francisco de Assis.


Antônio teve finalmente uma morada fixa no convento de Arcella, a um quilômetro dos muros de Pádua. Daí saia para pregar aonde quer que fosse chamado. Em 1231, ano quem que sua pregação atingiu o vértice de intensidade e se caracterizou por conteúdos sociais. Antônio foi atingido por doença inesperada e foi transportado do convento Camposampiero à Pádua num carro de feno.


Morreu em Arcella a 13 de junho de 1231. "O Santo" como já era aclamado, foi canonizado em pentecostes de 1232, apenas um ano após sua morte, apoiado por uma popularidade que sempre crescia de época em época.




(Fonte: Um santo para cada dia - Ed. Paulus - 1996)



Nenhum comentário: