sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

A Quarta-feira de Cinzas e a Quaresma




O início da Quaresma é marcado com a celebração da quarta-feira de cinzas que abre este grande tempo litúrgico com um convite a penitência e a uma reflexão sobre nossas vidas e sobre as falsas alegrias deste mundo. O início da quaresma era celebrado na estação de Santa Sabina, no Aventino, no santuário que erguera em 425 no mesmo local onde essa grande santa foi martirizada. Para humilhar nosso orgulho e nos recordar a sentença de morte que havemos de sofrer em conseqüência do pecado, a Igreja nos coloca cinzas na cabeça, ao mesmo tempo que nos diz:"Lembra-te que és pó e ao pó hás de tornar".
Esses símbolos são resquícios de uma antiga cerimonia de que nos fala o pontifical. Com efeito antigamente, os fiéis que tinham cometidos faltas graves, de notoriedade pública, deviam submeter-se à penitência pública. Na quarta-feira de cinzas o pontífice benzia os cilícios que deviam trazer durante a quaresma; enquanto o coro entoava os salmos penitenciais, eram expulsos do lugar santo. Só na quinta-feira Santa depunham as vestes de penitência e se lhes dava a faculdade de entrar na igreja mediante a absolvição sacramental.
A cerimonia de benção e imposição de cinzas, tal como a conhecemos atualmente, é um vestígio de uma e transposição da antiga penitencia pública, tornando-se oque era apenas aplicado a uma determinada categoria de fiéis hoje sendo extensivo a todos.
A quaresma trata-se de um período de 40 dias de penitência na qual os fiéis se preparam para a grande festa da páscoa, a maior de todas as celebrações cristãs.
A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no sábado santo. Os três pilares da quaresma são o jejum, a oração e a esmola, sem esses pilares a quaresma não obtêm seu principal objetivo de conversão e de preparação das almas dos fiéis para a Páscoa. A cor roxa nos lembra a penitência e a abstinência que nos leva ao luto que cada vez se torna mais forte assim que nos aproximamos da Grande Semana, semana esta na qual Nosso Senhor derramou seu sangue.
Celebremos a quaresma preparando nossos espíritos para a maior de todas as celebrações do nosso calendário, o Tríduo Santo.
Um Santa Quaresma a todos!!!

Nenhum comentário: