terça-feira, 22 de setembro de 2009

Santidade vem do berço


Disse Nosso Senhor: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se parecem com elas.”(Lucas 18:16)Por isso, devemos nos assemelhar ao máximo aos pequeninos em seu modo de pensar e agir. Mas podemos dizer que as crianças de hoje são o modelo que Nosso Senhor nos aconselha a imitar? Infelizmente não.



O mundo moderno corrompe cada vez mais cedo os pequenos, fazendo com que eles percam rapidamente seu modo infantil próprio e adquiram características de adultos, perdendo a inocência e a pureza naturais da idade.É fácil notar isso em vários aspectos. No vestuário, por exemplo: é comum vermos menininhas usando maquiagem, sandálias com salto e roupas dotadas de certa sensualidade, como mini-saias ou shorts curtos. Também é fácil perceber que o vocabulário das crianças, desde muito cedo, já começa a se impregnar de palavrões e grosserias.



Vários fatores contribuem para essa lamentável realidade, como a influência da televisão e da internet, mas o pior é que muitas vezes essas influências ocorrem com a permissão dos pais. Deixar o filho assistir a uma telenovela (sessenta minutos de transmissão de pecados e falsos valores) ou falar nomes feios na frente dos filhos são exemplos de atitudes reprováveis dos pais, pois afastam as crianças do caminho da santidade. Ao invés de ensinar a criança a valorizar bens materiais e mundanos, que são passageiros, os pais devem ensiná-las a valorizar os bens espirituais, que são eternos.



Ensinar aos filhos, desde o berço, as orações do católico, a importância da Santa Missa, a moral católica e a rezar o Santo Terço são deveres dos pais. Tomemos como exemplo os piedosos pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, os bem-aventurados Louis e Zélie Martin, um casal católico muito virtuoso que soube praticar e transmitir aos filhos o temor a Deus. Não há amor mais perfeito do que aquele que deseja a santidade do próximo, pois ela não termina neste mundo, mas será coroada com louros na vida eterna. Portanto, quem ama verdadeiramente seu filho deve ensiná-lo desde cedo a trilhar o caminho da santidade para a salvação de sua alma.




“Seria tão bom se as criancinhas fossem como antigamente, quando nem tinham uso da razão, mas já sabiam rezar o Pai-Nosso e a Ave-Maria”. (Dom José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife)
Cintia Longuini

2 comentários:

Anônimo disse...

Estimado Bondini
Gostei muito de seu comentário.
Oportuno e muito realista.
É um alerta aos pais a se voltarem mais as coisas espirituais, as quais formam valores e preparam para a vida.
parabens

Anônimo disse...

Caro, salve Maria!

A informação de Missa em Brasília está desatualizada, não? Freqüento a Santa Missa em Brasília há cerca de quatro anos, e, até onde sei, esta que era rezada pela FSSPX já não acontece mais há bastante tempo.

Há, hoje, dois locais onde são rezadas a Santa Missa em Brasília, porém, todas as duas são rezadas por padres diocesanos.

Salve Maria!

Cleber