sábado, 11 de agosto de 2007

11º Domingo Depois de pentecostes: "Ephpheta! - Abre-te!"(Ev)

O intróito proclama a vitória do povo de Deus e a fuga dos inimigos. Na epístola insiste São Paulo na ressurreição de Cristo, fundamento e garantia de nossa predestinação. No Evangelho, finalmente a cura do surdo e mudo com o Ephpheta que o Senhor pronunciou e a Igreja aplicou sabiamente no rito do batismo, recorda-nos que, passados da morte para a vida, ficamos daí em diante também "abertos" as coisas da fé.


Podemos também dizer que a escolha para o ofertório de um dos versículos do salmo 29 aplicado pela tradição da Igreja à ressurreição e ascensão do Senhor fora inspirada pela mesma ordem de idéias. De modo que a missa de hoje apresenta-se como uma espécie de tríptico. No primeiro plano, destaca-se a figura de Cristo ressurgindo glorioso do sepulcro; no painel da esquerda, Ezequias prostrado pela doença e curado por deus; à direita os frutos da vitória de Cristo aplicados ao povo pelo batismo.


É pois um programa de vida magnífico. Oxalá o ponhamos em práticas para vivermos com Cristo a vida nova e a que fomos chamados pela fé.


Evangelho de domingo:


+ Continuação do santo evangelho segundo São Marcos. Naquele tempo: Saindo Jesus dos confins de Tiro, foi por Sidônia ao mar da Galiléia, atravessando o território da Decápole. E trouxeram-lhe um surdo-mudo, e suplicavam-lhe que lhe impusesse a mão. Então Jesus, tomando a parte dentre a multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos, e cuspindo, com saliva tocou a sua língua. E, levantando os olhos ao Céu, deu um suspiro, e disse-lhe: Ephpheta, que quer dizer, abre-te. E imediatamente se lhe abriram os ouvidos, e se lhe soltou a prisão da língua, e falava claramente. E Jesus ordenou-lhes que a ninguém o dissessem. Porém, quanto mais lho proibia, tanto mais o publicavam, e tanto mais se admiravam, dizendo: Tudo tem feito bem, fez que ouçam os surdos e falem os mudos.


Lefebvre, Dom Gaspar. Missal Quotidiano e Vesperal. Bruges, Bélgica; Abadia de S. André, 1960.

Nenhum comentário: